SAXÔNIA! Região de negócios

Uma delegação de empresários alemães do Estado da Saxônia visitou diversas empresas e instituições brasileiras entre os dias 5 e 12 de maio nas cidades de São Paulo, Londrina, Maringá e Porto Alegre.

Em São Paulo a delegação foi recepcionada pela Presidente da Confederação Alemã para Empresas de Pequeno e Médio Porte a Sra. Ilka von Borries-Harwardt e teve uma agenda com empresas e representante de diversos setores como a Felsberg e Associados, Secretaria do Meio Ambiente, Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia – Cietec, Associação Brasileira de Energia Eólica – ABEEólica e se encontraram com o Cônsul da Alemanha em São Paulo o Sr. Mathias von Kummer e o Diretor do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior da FIESP, o Sr. Roberto Gianneti.

Em Londrina a delegação foi acompanhada pelo diretor-executivo da Terra Roxa Investimentos, Alexandre Farina. Os empresários alemães foram apresentados a sete empresas da região Norte do Estado, que atuam nas áreas de energia renovável e metalmecânica. Ontem à tarde, o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Londrina (Sindimetal), Valter Orsi, recepcionou a comitiva.

De acordo com Alexandre Farina, os empresários europeus ficaram bastante interessados na região do norte do Paraná, principalmente no setor de bioenergia. O grupo visitou a Associação dos Produtores de Bioenergia do Estado do Paraná (Alcopar), em Maringá, e ficou animado com o potencial de aproveitamento de subprodutos da cana para geração de biogás. ”Temos a matéria-prima, mas não o know-how. Eles podem nos ajudar a evoluir nesta questão. Fazemos essa ponte deles com as entidades e empresários e mantemos o contato para futuras parcerias”, explicou Farina.

Mario Kristen da Agência Saxã de Fomento a Investimentos que representa os interesses das empresas da Saxônia, comentou que a similaridade das regiões, com empresas do mesmo porte, pode ajudar na ligação entre os empresários. ”São empresas de pequeno e médio porte. Percebemos aqui um dinamismo grande por inovação”, avaliou Kristen.

Apresentações das empresas e instituições:

GICON – TRANSFORMAR RESÍDUOS EM ENERGIA

GICON-BIOGÁS

SAXÔNIA! Região de negócios

 

Divulgação na imprensa:

Matéria publicada no Jornal de Londrina: “Empresários alemães visitam Londrina”

Matéria publicada na Folha de Londrina: “Alemães buscam parceiros no Norte do Paraná”